Como escolher a caixa d’água ideal

Muitas pessoas optam por realizar a instalação de uma caixa d’água, que que nada mais é do que um reservatório de água doméstico, ideal para garantir o fornecimento de água potável em situações imprevistas.

A interrupção no fornecimento de água é um problema bastante incômodo, que impede o uso da água para consumo próprio, para o preparo de alimentos, entre outros. Essa situação pode ser ocasionada por diferentes razões como, por exemplo:

  • Manutenções periódicas;
  • Baixas nos reservatórios (crise hídrica);
  • Problemas nas tubulações internas/externas.

No entanto, escolher a caixa d’água ideal nem sempre é fácil. Se você tem dúvidas sobre o assunto, continue acompanhando a leitura deste artigo preparado especialmente para você e descubra como escolher o modelo ideal. 

Quais aspectos devem ser considerados na escolha?

Hoje em dia é possível encontrar diferentes modelos de caixa d’água no mercado especializado. Cada um possui características distintas e é indicado para uma determinada situação, de acordo com a necessidade do usuário.

A escolha de um caixa para armazenamento de água exige alguns cuidados e deve ser realizada com atenção, considerando fatores que podem garantir a qualidade e o desempenho do reservatório doméstico instalado no local.

Um dos fatores que influenciam o poder de decisão dos consumidores é o preço. Apesar disso, é fundamental avaliar outros aspectos que possuem ainda mais relevância, quando se fala em reservatórios de água. 

De modo geral, para realizar a escolha do tipo mais adequado de caixa d’água é preciso que o comprador observe:

  • A qualidade da marca;
  • O tipo de caixa d’água;
  • O material de fabricação;
  • O volume do reservatório.

A marca e o material utilizado na fabricação do produto são aspectos que estão relacionados ao desempenho e a durabilidade do reservatório. Um produto de boa qualidade evita que o usuário precise trocar a caixa d’água com frequência.

Em relação ao tipo e ao volume da caixa d’água, é preciso levar em conta o consumo médio de água para escolher o tamanho adequado. Em geral, o número de moradores é o fator determinante para a escolha do volume da caixa.

Cuide da sua caixa d’água e evite problemas

Vale lembrar que uma caixa d’água mal cuidada pode causar contaminação na água e, além disso, virar um criadouro para o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue. Por esse motivo, é muito importante limpá-la periodicamente e mantê-la fechada.

Apesar disso, é preciso ressaltar que a limpeza da caixa deve ser realizada com cuidado e alguns produtos químicos devem ser evitados para que o consumo da água armazenada não cause nenhuma intoxicação.

Uma boa dica para quem deseja trocar a caixa d’água ou realizar a instalação desse tipo de produto pela primeira vez, é contratar os serviços de um profissional especializado, que possa oferecer orientação técnica e produtos de qualidade. 

Na Hidráulica Tropeiro, oferecemos orientação técnica especializada e comercializamos as melhores marcas de produtos para sistemas hidráulicos, como é o caso do dos produtos Tigre. 

A Tigre é uma das líderes em fabricação de plásticos para materiais de construção e oferece as melhores opções em produtos para sistemas hidráulicos. 

Ficou interessado? Então acesse o site da Hidráulica Tropeiro e conheça as caixa d’água Tigre disponíveis!

Powered by Rock Convert