Por que é importante ter uma caixa d’água na sua casa

A caixa d’água é um item de extrema importância para estabelecimentos comerciais e residências. Esse tipo de produto pode ser utilizado para proteger a qualidade da água armazenada e, além disso, como forma de garantir o fornecimento em casos de falta de água, por exemplo.

Por esse motivo, conhecer as vantagens que esse produto pode oferecer é fundamental e pode ajudar na escolha do modelo mais adequado. Se você está construindo ou reformando a sua residência e possui interesse em adquirir uma caixa d’água, acompanhe este artigo e entenda melhor sobre:

  • As vantagens da instalação;
  • Como escolher o melhor tipo de reservatório;
  • A importância da caixa em momentos de crise.

As vantagens de instalar uma caixa d’água em casa

A instalação de uma caixa d’água em casa pode trazer diversas vantagens. Uma das principais é a tranquilidade dos moradores em caso de interrupções temporárias do fornecimento de água potável.

Além disso, o reservatório possibilita uma “quebra” na pressão que chega ao imóvel, o que adequa a passagem de água de acordo com o consumo. Desse modo, ocorre uma economia no uso da água e a prevenção de sobrecargas nas tubulações.

Como escolher o melhor modelo?

Antes de realizar a instalação, é preciso considerar alguns aspectos essenciais que sempre passam pela cabeça de quem quer saber como escolher uma caixa d’água. Entre esses aspectos, destacam-se:

  • O volume ideal para o consumo no local;
  • Os tipos disponíveis no mercado;
  • O local ideal para colocação. 

No que diz respeito ao tamanho, é preciso definir o consumo médio do local onde o produto será instalado. No caso das residências, o número de moradores é o principal fator de influência.

Em relação aos tipos de caixa d’água, os materiais mais utilizados são o polietileno, as fibras de vidro e o aço inox. O polietileno é um dos mais populares, já que oferece leveza, fácil manuseio e boa durabilidade.

A importância da caixa d’água em momentos de crise

A aquisição de uma caixa d’água também pode ser benéfica para as residências localizadas em regiões que sofrem constantemente com queda no volume de água nos reservatórios e, consequentemente, interrupções periódicas no fornecimento.

Recentemente, o abastecimento de água em diversos bairros de Sorocaba foi comprometido, afetando os moradores da região. As principais causas para o problema foram a falta de chuva e o alto consumo.

Nesse caso, os moradores que já possuíam caixa d’água foram menos afetados, demonstrando que a instalação das caixas acaba sendo uma excelente alternativa para garantir o fornecimento de água em momentos de escassez.

Procure uma loja especializada

É importante lembrar que nenhuma cidade está livre das consequências que a falta de chuvas e o desperdício podem causar. Além disso, questões climáticas e o desmatamento podem influenciar o fornecimento hídrico.

Por esse motivo, é fundamental levar em conta o papel de uma caixa d’água para estabelecimentos comerciais e residências. Em caso de dúvidas, consulte um local especializado em soluções e produtos hídricos para escolher a melhor opção.

Está pensando em instalar uma caixa d’água? Então clique no AQUI e conheça os modelos fornecidos pela Hidráulica Tropeiro!

 

Powered by Rock Convert