Qual o tamanho ideal de biodigestor para minha obra?

Muitas pessoas optam pela instalação de um equipamento do tipo biodigestor, uma espécie de câmara que acumula e trata dejetos e excrementos de uma forma prática e ecologicamente correta, na busca por substituir saneamento básico.

A destinação dos dejetos e resíduos orgânicos que são gerados diariamente, em estabelecimentos comerciais e residências, pode ser considerada uma questão de saúde pública. Afinal, é possível que todo esse “lixo” cause contaminações no solo e no lençol freático próximo ao local de produção.

No entanto, apesar das vantagens que esse sistema de aproveitamento de dejetos orgânicos pode oferecer, muitas pessoas acabam ficando em dúvida: afinal, qual é o tamanho ideal de biodigestor para a minha necessidade? Se você possui interesse nesse sistema, mas não sabe qual modelo escolher, acompanhe este artigo e descubra:

  • Quais as principais vantagens de um biodigestor;
  • Como escolher o tamanho ideal para o biodigestor;
  • Quais os principais modelos disponíveis no mercado.

Principais vantagens obtidas com o biodigestor

O sistema de tratamento de dejetos e esgoto que é oferecido por esse tipo de equipamento é extremamente eficiente, com um excelente custo benefício. O processo oferece uma destinação adequada aos dejetos e resíduos orgânicos, evita a poluição do solo, dos rios e lagos, preservando a natureza e a saúde da população.

Além disso, o biodigestor é um equipamento que possui um sistema que realiza a separação e a eliminação do lodo acumulado de forma automática. No caso da instalação, o procedimento é bastante prático e fácil, já que o equipamento é leve e fácil de ser manipulado.

Dicas para escolher o tamanho ideal de biodigestor

É possível perceber que a utilização de um biodigestor pode ser bastante vantajosa. Apesar disso, a escolha do equipamento adequado é uma etapa fundamental para garantir a qualidade de todo o processo de tratamento e devolução da água do esgoto e dos resíduos orgânicos para o meio ambiente.

De modo resumido, o cálculo do tamanho ideal do equipamento deve considerar:

  • O tipo de residência/estabelecimento;
  • A produção diária de esgoto por pessoa;
  • O número de moradores/frequentadores.

Em geral, as residências produzem mais ou menos esgoto de acordo com o número de moradores. Além disso, o tipo de atividade realizada no local pode influenciar o tamanho adequado para o biodigestor utilizado. Em estabelecimentos comerciais ou sítios, por exemplo, a produção pode ser mais alta.

De todo o modo, o ideal é que o usuário interessado consulte um serviço que seja especializado nesse tipo de tecnologia. Dessa forma, será possível entender melhor as suas necessidades, comparar as opções disponíveis e escolher àquela que mais se adequa às suas demandas.

Hidráulica Tropeiro – Especializada em soluções hídricas

A Hidráulica Tropeiro é uma empresa que possui mais de dez anos de experiência no mercado varejista de produtos e soluções hídricas. 

O principal objetivo da Hidráulica Tropeiro é proporcionar, em um único local, orientação técnica qualificada e oferecer aos clientes as melhores soluções e mercadorias disponíveis no mercado. Dessa forma, conseguimos levar comodidade e segurança para quem procura os serviços da empresa.

Quer conhecer melhor as opções de biodigestores comercializadas pela Hidráulica Tropeiro? Acesse nossa página de biodigestores agora!

Powered by Rock Convert